Orientações sobre os ajustes excepcionais de matrículas para o semestre 2022.2

15/08/2022 19:30

Informamos que a segunda etapa da renovação de matrícula para o segundo período letivo do ano de 2022 ocorrerá entre os dias 15/08 e 18/08, conforme o Calendário Acadêmico da UFSC.

Onde posso conferir o saldo de vagas das disciplinas que estão sendo ofertadas neste semestre?

O saldo de vagas das disciplinas oferecidas aos cursos de graduação da UFSC poderá ser conferido no cadastro de turmas, em https://cagr.sistemas.ufsc.br/modules/comunidade/cadastroTurmas/index.xhtml.

Qual a carga horária mínima semanal que devo cursar?

A carga horária mínima semanal do curso são 10h/a.

Onde encontro os planos de ensino das disciplinas oferecidas ao curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa?

Os planos de ensino das disciplinas oferecidas ao curso e aprovados pelo NDE estão disponíveis em: https://letrasportugues.grad.ufsc.br/planos-de-ensino/planos-de-ensino-2022-2/.

Como obtenho a quebra de pré-requisitos em uma disciplina?

A quebra de pré-requisitos deverá ser requerida ao professor ou departamento responsável pela matéria. Os alunos que – por algum erro do sistema – forem inscritos em quaisquer disciplinas sem terem cumprido os pré-requisitos exigidos terão essas disciplinas removidas da sua grade; permanecerão inscritos apenas os alunos que apresentarem a anuência do professor ou do departamento responsável pela oferta da disciplina à coordenadoria.

O que acontecerá se eu não fizer a renovação da minha matrícula?

A renovação de matrícula é obrigatória para a manutenção do vínculo acadêmico. Segundo os termos do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC, os alunos que não efetuarem a renovação de matrícula ou não realizarem o trancamento de matrícula nos prazos previstos no Calendário Acadêmico terão o vínculo com a Universidade desfeito.

O que devo fazer para solicitar o trancamento de matrícula?

O prazo para solicitação do trancamento de matrícula terá início no dia 25 de agosto. Esse prazo ficará aberto até o dia 10 de outubro, segunda-feira. O trancamento será realizado mediante apresentação da declaração negativa de débitos da BU e do formulário de trancamento, devidamente assinado, à coordenadoria do curso.

O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres. Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem do tempo de integralização curricular.

Onde posso conferir o resultado do meu pedido?

O resultado das solicitações poderá ser conferido no espelho de matrícula através do CAGR. O preenchimento das vagas será processado de acordo com o art. 42 e 44 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC e será efetivado somente com a ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos.

Tags: carga horáriamatrículaplanos de ensinopré-requisitosRenovaçãoResultadoTrancamentovagas