Formatura / Diploma

Formatura 2023-2: 30/04/2024 às 15:00

A colação de grau é indispensável para que o discente se forme e obtenha o diploma. A solenidade oficial do curso ocorre semestralmente no Centro de Eventos e é de participação obrigatória.

Somente em casos excepcionais e comprovados será possível solicitar colação de grau em gabinete, conforme explicado mais a baixo.

Informações Gerais sobre Formatura: https://formaturas-dceven.ufsc.br/ e https://formaturas-dceven.ufsc.br/?page_id=314

Requisitos para colar grau

O estudante deve integralizar o currículo da habilitação pretendida (Licenciatura e/ou Bacharelado), incluindo as disciplinas obrigatórias, a carga horária mínima em disciplinas optativas, a carga horária em Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACCs), bem como cumprir exigências específicas do estágio obrigatório (relatórios, etc.) e TCCs (submissão do trabalho à BU). Ou seja, além de concluir o currículo, deve inexistir qualquer pendência acadêmica.

Requisitos para Formatura em Gabinete

Pedidos de colação de grau em gabinete somente serão aceitos mediante justificativa válida por parte do discente, que configure impedimento de comparecer/aguardar a cerimonia oficial de colação de grau, no Centro de Eventos. Configuram-se como justificativas válidas, por exemplo, a necessidade de apresentar o diploma para programas de pós-graduação ou para fins de serviço com antecedência ou questões de saúde, todos devidamente comprovados com documentação.

Além de uma justificativa válida, é necessário também observar algumas questões:

  • A verificação da integralização do curso é feita pelo Histórico Escolar e Controle Curricular do discente. Dessa forma, é necessário aguardar que o CAGR disponibilize as notas do último semestre. A data em que as notas são lançadas nos históricos está disponível no Calendário Acadêmico. Em caso de dúvida, favor entrar em contato.
  • Existe todo um trâmite burocrático para a colação de grau em gabinete e expedição de diploma, portanto aqueles que podem prever que necessitarão comprovar a conclusão do curso através do diploma ANTES da cerimônia oficial, devem dar entrada no processo o quanto antes.
  • Muitos formandos se inscrevem como licenciados em editais de Contratação de Professores ACTs das prefeituras e do Estado. Contudo, o formando apenas é Licenciado (ou Bacharel) após a colação de grau. E o problema é que, após realizar a chamada/divulgação do resultado, o professor tem apenas alguns dias para apresentar toda a documentação, incluindo o diploma. Por isso, verifique junto ao orgão que você se inscreveu quais são as exigências para assumir a vaga. Não existe milagre para ‘materializar’ um diploma em 48 horas.

Formulário para solicitação de Formatura em Gabinete (não esqueça de encaminhar junto a documentação que comprove a necessidade).

Documentação para Expedição do Diploma

O diploma digital está sendo implementado na UFSC, e traz algumas exigências específicas. A documentação do estudante deve estar em formato PDF/A, um padrão específico de PDF. Além disso, devem estar nomeados conforme o padrão: matrícula-NomeDocumento, sem acento ou cedilha. Exemplo: 24101000-CertidaoNascimento,

Documentação completa exigida para a expedição do diploma e padrão de nomenclatura:

  • “matricula-CertidaoNascimento” (ou, casamento)
  • “matricula-CertidaoCasamento”
  • “matricula-DocumentoIdentidadeDoAluno” (rg atual)
  • “matricula-QuitacaoEleitoral” (gerado no site do TSE)
  • “matricula-CertificadoReservista” *
  • “matricula-Outros-NegativaBU” (gerar o documento no Pergamum)
  • “matricula-Outros-ConfirmacaoDiploma” (documento fornecido pela coordenação)
  • “matricula-Outros-DeclaracaoAutenticidade” (modelo de declaração fornecida pela coordenação)
  • “matricula-ProvaConclusaoEnsinoMedio” (histórico/certificado do ensino médio, que normalmente foi entregue na matrícula)**
  • “matricula-Outros-NomeDocumento” (caso outros documentos sejam cobrados, deve-se seguir o modelo de nomenclatura).

OBS.: a Confirmação para Expedição do diploma e a Declaração de Autenticidade devem ser preenchidos E assinados digitalmente! Para preencher a ‘Confirmação’ sugerimos a utilização do https://www.ilovepdf.com/pt/editar-pdf

* o certificado militar deve ser enviado obrigatoriamente. Em caso de dificuldade quanto a isso, favor entrar em contato.

** o histórico e certificado do ensino médio são documentos obrigatórios para efetuar a matrícula na Universidade. Por isso, em regra, esse documento já se encontra com a UFSC. Porém fique atento aos nossos e-mails, pois se o documento não for localizado, ele será exigido para a confecção do diploma.

Orientações para digitalização de documentos

Cada documento deve corresponder a um arquivo separado. Em caso de documentos de mais de uma página, todas as páginas devem fazer parte de um único arquivo.

Caso esteja usando o celular para digitalizar o documento, corte a imagem retirando bordas desnecessárias.

Seguir as orientações do Anexo I do DECRETO Nº 10.278, de 18 de março de 2020, para que o documento digitalizado produza os mesmos efeitos de um documento original.

Como verificar se o formato é PDF/A?

Utilizar o software Adobe Reader. Caso o arquivo tenha sido salvo em PDF/A, ao abrí-lo no Adobe Reader será exibida a mensagem “O arquivo que você abriu está em conformidade com o padrão PDF/A e foi aberto como somente leitura para impedir modificações”.

OU

Usar o site https://avepdf.com/pt/pdfa-validation. Caso o arquivo esteja em PDF/A, a mensagem será exibida conforme imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

Como converter arquivos para o formato PDF/A e orientações

Arquivos que devem ser assinados digitalmente, devem ser convertidos antes da assinatura. É o caso do Formulário de Confirmação para Expedição do Diploma e da Declaração de Autenticidade.

(1) Preencha os dados, (2) converta para PDF/A, (3) e assine.

É importante que após a assinatura nenhuma modificação seja feita no arquivo, o que pode acarretar na invalidação da assinatura.

Existem vários sites que fazem a conversão, sugiro usar o Conversor gratuito de PDF para PDF/A: Compatível com ISO | AvePDF. Porém, existe um limite diário de conversões gratuitas que podem ser feitas. Nesse caso, podem procurar outros sites (ilovepdf ou https://tools.pdf24.org/pt/todas-as-ferramentas), tentar usar outro navegador, outro computador, etc.

Vocês vão reparar que existem diferentes tipos de PDF/A: ‘1a’, ‘1b’, ‘2a’, ‘2b’, etc. Para nossa finalidade, isso não faz diferença, podem deixar a opção que é escolhida automaticamente.

Vou deixar dois tutoriais que também podem ajudar na questão:

https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-conversao-de-arquivos-para-PDFA.pdf

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/assentamento-funcional-digital/COMOGERARPDFA.pdf

Outras orientações sobre formatura e diploma

Ao receber comunicados sobre formatura da coordenação, confirmar a intenção de colar grau no semestre ou solicitar a remoção do seu nome da lista;

Informar se deseja permanecer para cursar a outra habilitação no semestre seguinte;

Caso você vá colar grau em gabinete, informar se deseja participar da solenidade no Centro de Eventos junto com os demais formandos.

Em caso de dúvidas entre em contato por e-mail.