Renovação de matrícula para o semestre 2024/1

12/12/2023 16:41

Inicia no dia 14/12 a renovação de matrícula para 2024/1, as demais datas podem ser conferidas na tabela abaixo e no Calendário Acadêmico: Confira outras informações a seguir.

Devem efetuar a rematrícula as/os veteranas/os e ingressantes por transferências e retornos de 2024/1. A rematrícula é feita diretamente no CAGR, com exceção do Ajuste Excepcional que deve ser realizado diretamente com a secretaria do curso. Calouras/os são matriculadas/os compulsoriamente nas disciplinas da 1ª fase do curso. Se você já realizou a etapa online e documental da matrícula, está tudo certo. Para orientar a rematrícula, disponibilizamos um MANUAL DE MATRÍCULA e um Vídeo de Matrícula no CAGR que contêm todas as informações necessárias. Além disso, temos um post sobre o assunto no nosso Instagram. Além desse material, existe um simulador de grade de horários, o MatrUFSC. Por meio desse aplicativo web, combinações de horários e disciplinas poderão ser testadas. Depois de simular sua grade no MatrUFSC, não esqueça de efetuar o pedido no CAGR! Observação: nossa sugestão é que a/o estudante siga a sugestão-fase do nosso currículo.

A partir de 2024/1, a carga horária mínima obrigatória de OPTATIVAS para concluir o curso mudou. Abaixo o quadro comparativo e as optativas oferecidas pelo curso para 2024/1: Planos de Ensino e Grade de Horários

Os planos de ensino das disciplinas oferecidas ao curso e aprovados pelo NDE estão disponíveis em: https://letrasportugues.grad.ufsc.br/planos-de-ensino/ A grade de horários do curso pode ser visualizada nos links abaixo (se tiver problemas em visualizar, clique em ‘Download’):

Também é possível verificar os horários das disciplinas no Cadastro de Turmas! Post no Instagram sobre o assunto? Temos! Clique aqui. O resultado das solicitações poderá ser conferido no espelho de matrícula através do CAGRO preenchimento das vagas será processado de acordo com o art. 42 e 44 do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC e será efetivado somente com a ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos.

Solicitações de quebra de Pré-Requisitos

• Preencher o  formulário, escrevendo na justificativa quais os pré-requisitos que não possui;
  • Anexar seu histórico escolar e encaminhar ao docente/departamento responsável pela disciplina que deseja cursar.
  • Encaminhar a autorização para a secretaria do curso, letrasportugues@contato.ufsc.br , durante o período de ajuste excepcional (dias 04 e 05 de março).

Comprovante Vacinal

Continua em vigor a exigência de comprovação do ciclo vacinal completo contra a COVID-19. A exigência atende aos termos das Portarias Normativas n° 429/2022/GR e 462/2022/GR. Conforme OFÍCIO CIRCULAR Nº 003/2024/PROGRAD, a comprovação corresponde a:

a) duas doses monovalentes (D1+D2)
b) uma dose monovalente e uma dose bivalente (D1+BIV) ou;
c) duas doses bivalente (BIV+BIV).

A comprovação deverá ser realizada mediante o encaminhamento do comprovante de vacinação por meio eletrônico de acordo com as orientações disponíveis na página setic.ufsc.br/vacina. No caso de pessoas com contraindicação médica, em substituição à comprovação de vacinação, deverá ser apresentado atestado médico justificando a contraindicação, conforme orientações na página setic.ufsc.br/atestado/. A secretaria do curso NÃO consegue inserir o comprovante por você. Também não conseguimos realizar o pedido de matrícula da/o discente que não cadastrar seus comprovantes no site informado.

Dúvidas frequentes:

• Como funciona o aumento do número de vagas em uma disciplina/turma?
    • Com exceção de TCC, que podemos aumentar o número de vagas livremente, as demais disciplinas possuem vagas de acordo com suas particularidades (Estágio da Licenciatura, por exemplo) ou de acordo com as limitações dos espaços físicos (salas de aulas). Entre em contato para verificar a possibilidade de aumento no número de vagas oferecidas.
  • Sou ingressante por transferência e preciso fazer disciplinas da primeira fase.
    • Existem 40 vagas reservadas para os ingressantes por vestibular/SISU nas turmas da primeira fase. As demais vagas estão abertas a qualquer interessado, devendo a/o interessado/o efetuar o pedido de matrícula normalmente.
  • Carga horária fora do mínimo(10) e máximo(29) de aulas semanais:
    • O TCC I e II são 8 créditos cada, logo a/o estudante que deseja fazer apenas a disciplina de TCC não irá conseguir efetivar o pedido no CAGR, devendo encaminhar solicitação por e-mail preferencialmente durante a 1ª etapa de matrícula.
    • Em outros casos, deve-se justificar o motivo da matrícula em número abaixo ou acima dos limites de aulas semanais, que será avaliado pela coordenação.
  • Em todos os casos pedimos objetividade nos pedidos, informando:
    • número de matrícula ou nome completo;
    • Código da(s) disciplina(s);
    • Turma da(s) disciplina(s);
    • JUSTIFICATIVA.
  • Posso me matricular em disciplina de outro curso?
    • Sim, pode. A exceção são as disciplinas que estiverem reservadas ao curso em específico. As demais você encontra, na janela de matrícula, na “aba” ‘Geral’. Basta efetuar o pedido de matrícula normalmente.
  • Perdi a 1ª etapa da rematrícula, e agora?
    • Se você perder a primeira etapa, basta efetuar a matrícula nas etapas de ajuste (inclusão e exclusão de disciplinas). Nesse caso, você irá apenas incluir disciplinas. Não é o ideal, pois mesmo que você tenha prioridade para se matricular na turma (segundo o Regulamento da Graduação UFSC), você só estará disputando as vagas que sobraram ou que forem abertas a partir de então.
  • O período de trancamento do semestre inicia em 11/03 e termina em 24/04.

Dúvidas devem ser tiradas preferencialmente pelo e-mail letrasportugues@contato.ufsc.br