Congresso 100 anos de Surrealismo
Chamada para propostas de apresentações
Data limite para o envio das propostas de comunicação: 01 de março de 2024
Notificação de aceite: 01 de abril de 2024
O título da comunicação e um resumo de 15 a 20 linhas (aprox. 1500 caracteres) acompanhados de um mini currículo (5 linhas) do proponente com sua formação e filiação acadêmica devem ser enviados ao e-mail: surrealismo100anos@gmail.com
Leia mais clicando abaixo.
(mais…)
Inicia no dia 14/12 a renovação de matrícula para 2024/1, as demais datas podem ser conferidas na tabela abaixo e no Calendário Acadêmico:
Confira outras informações a seguir.
(mais…)
Preguiça, v.4, n.2, 2023, editada pelo PET-Letras.
A coordenação do curso informa que a partir de 2024/1 passa a valer a nova carga horária de Disciplinas Optativas. Agora o mínimo exigido para integralização curricular é de 198 h/a em disciplinas optativas, o que equivale a 11 créditos.
Essa mudança vale para a Licenciatura e para o Bacharelado.
Post no Instagram
Optativas para o próximo semestre
Dúvidas: letrasportugues@contato.ufsc.br
Conversa sobre o livro Mito e literatura
Dia 13/12 – 14h
CCE Bloco A – Sala 223
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que segundo Subirats podem ser consideradas clássicas: Pedro Páramo, de Juan Rulfo, Eu o Supremo, de Augusto Roa Bastos, Os rios profundos, de José María Arguedas, Macunaíma, de Mário de Andrade, e Grande sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. A análise de criação literária parte das grandes interrogações sobre O que é literatura? (no capítulo inicial) e leva a uma revisão do relacionamento entre mímesis, ficção e mito, rematada no capítulo final. (Orlando Grossegesse).

Palestra “Dom Quixote: trickster e louco enamorado”,
Dia 14/12 – 10H
CCE Bloco B – Sala Machado de Assis
Na palestra “‘Dom Quixote: trickster e louco enamorado’”, Eduardo Subirats irá abordar uma série de questões: como um romance deve ser lido? Quais são as suas dimensões históricas, culturais e políticas? Que relação a literatura tem com os mitos antigos? Qual o significado espiritual do palhaço sagrado ou malandro Dom Quixote, e seu amor absoluto por Dulcinéia? Finalmente, o que podemos aprender com Dom Quixote em tempos de guerra?