Revista Fora do Eixo publica edição sobre identitarismo

17/10/2022 21:28

A revista eletrônica Fora do Eixo, publicação de cultura e política dirigida por professores do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou a 21ª edição. O número é dedicado à discussão do identitarismo.

Heron Morura resenha o livro Mistaken Identity, do paquistanês-americano Hasan Haider, que aborda os limites da atividade política centrada na defesa intransigente de identidades sociais como raça e gênero. Luiz Queriquelli trata do papel que a recém-falecida Rainha Elizabeth desempenhou na mediação dos conflitos identitários e polarizações no Reino Unido. Fábio Lopes da Silva escreve um ensaio sobre os problemas do conceito de diferença e uma resenha sobre o livro Irreversible Damage, de Abigail Shrier, um estudo sobre o inusitado aumento de casos de meninas adolescentes americanas que pretendem assumir uma identidade masculina.

A Fora do Eixo traz ainda um ensaio do filósofo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Wellington Lima Amorim, que contesta os argumentos de Filosofia da Violência, texto publicado pelo também filósofo Alexandre Meyer Luz.

A Fora do Eixo surgiu em 2020, em plena pandemia, e é uma publicação voltada para a prática do ensaio sobre temas contemporâneos com vistas a fomentar debates capazes de mobilizar leitores acadêmicos e não-acadêmicos.

Para ler a nova edição, acesse foradoeixorevista.wordpress.com.

Tags: DLLVForadoeixo